Anastácio organiza programação da Semana da Pessoa com Deficiência para os dias 18 e 19 de novembro

0

A Prefeitura de Anastácio, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), está preparando a programação da Semana da Pessoa com Deficiência 2026, que será realizada nos dias 18 e 19 de novembro. A iniciativa terá atividades voltadas à inclusão, conscientização e integração de estudantes da rede municipal de ensino.

O planejamento foi discutido durante uma reunião conduzida pela secretária municipal de Educação, Vera Terra, e pela coordenadora do Núcleo de Educação Especial, Fernanda Aguilera. No encontro, foram apresentadas as atividades previstas e as orientações para a participação das unidades escolares.

A programação começa no dia 18 de novembro, às 16h, com o Desfile Inclusivo, no Centro de Convenções Prefeito Cláudio Valério da Silva. Na sequência, às 18h30, será realizada uma palestra com foco na reflexão sobre práticas colaborativas e inclusivas no ambiente educacional.

No dia 19, das 7h às 9h30, as atividades serão concentradas no Parque Municipal de Anastácio, com a realização da Gincana Inclusiva, destinada às crianças da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino. A programação contará com brincadeiras, lanche coletivo e entrega de medalhas.

A Semana da Pessoa com Deficiência também está alinhada às diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão (Lei Federal nº 13.146/2015), que assegura os direitos das pessoas com deficiência, incluindo igualdade de oportunidades, acessibilidade e participação social.
A iniciativa reforça o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação para ampliar as práticas inclusivas na rede municipal, valorizar as potencialidades dos estudantes e fortalecer a parceria entre escolas e famílias.

O município também prevê a distribuição de garrafas personalizadas aos estudantes participantes da Gincana Infantil, conforme registro de contratação publicado em outubro de 2026.

Faça parte do grupo de notícias do Site Aquidauana Noticias

Os internautas cadastrados no Grupo do nosso WhatApp recebem nossos boletins informativos de forma 100% gratuita. São atualizações diárias sobre a previsão do tempo, trânsito, vagas de emprego, direitos trabalhistas, política e outras informações úteis.

 Faça parte do nosso grupo e receba notícias todos os dias pelo WhatsApp (67) 99308 – 4646. Envie uma mensagem com seu nome e bairro para te acrescentarmos na lista.

Aquidauana Notícias — Repórter Cidadão

Tem uma denúncia, reclamação, flagrante ou sugestão de pauta? Entre em contato com a equipe do jornal Aquidauana Noticias pelo WhatsApp: (67) 99308 – 4646. Se possível, envie fotos e vídeos para ajudar na apuração. As informações serão tratadas com responsabilidade, respeitando os limites legais de sigilo da fonte.