Riedel cobra investimentos federais para MS e questiona prorrogação da votação

0

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), comentou neste domingo (25) a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República e afirmou esperar que o novo mandato resulte em investimentos, inclusão social e benefícios concretos para a população sul-mato-grossense.

Riedel destacou que o Estado busca manter o crescimento econômico, ampliar a distribuição de renda e reduzir as desigualdades sociais. Segundo o governador, a administração estadual pretende dar continuidade às políticas voltadas ao desenvolvimento e à manutenção dos níveis de emprego.

Apesar de reconhecer o resultado das urnas, Riedel afirmou que defendia outro direcionamento para a economia nacional. Ele também mencionou a atuação dos senadores eleitos por Mato Grosso do Sul, que, em sua avaliação, deverão cobrar do governo federal maior responsabilidade fiscal e mudanças na condução econômica do país.

Governador critica ampliação do horário de votação

Outro tema abordado por Riedel foi a decisão de estender por duas horas o horário de votação no segundo turno. O governador classificou a medida como incomum e manifestou preocupação com os possíveis reflexos sobre a segurança jurídica e a transparência do processo eleitoral.

“Fica um questionamento, uma insegurança, né? Falta uma transparência, o que é ruim para a democracia”, declarou.

A ampliação do horário foi determinada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), após relatos de dificuldades de deslocamento de eleitores em razão de problemas no transporte público em algumas regiões do país. A decisão gerou dúvidas operacionais em diferentes estados, inclusive em Mato Grosso do Sul, onde os procedimentos de encerramento das seções já estavam em andamento.

Expectativa de diálogo com o governo federal

Com a definição do resultado presidencial, o governo estadual passa a ter como desafio manter a articulação com a União para viabilizar projetos e investimentos considerados prioritários para Mato Grosso do Sul.

Riedel afirmou que o Estado continuará seguindo sua trajetória de desenvolvimento e espera que a nova gestão federal apresente resultados efetivos, independentemente das diferenças políticas entre os governos.

As declarações foram feitas durante a repercussão do resultado do segundo turno das eleições presidenciais, realizado neste domingo (25).

Fonte: informações publicadas pelos veículos Midiamax, Correio do Estado e O Estado Online.