
O Bioparque Pantanal será sede da 49ª edição do Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), que acontece entre os dias 26 e 30 de maio, em Campo Grande. O evento reunirá especialistas, pesquisadores e profissionais de diversas áreas para discutir temas ligados à preservação ambiental e ao futuro da biodiversidade brasileira.
Com o tema “Um mergulho na conservação – ciência, sociedade e meio ambiente”, o congresso é considerado um dos principais encontros técnicos e científicos do país voltados ao manejo de fauna, conservação e educação ambiental.
Além de ser reconhecido como o maior aquário de água doce do mundo, o Bioparque Pantanal também se destaca pelo trabalho de preservação de espécies aquáticas. Atualmente, a instituição mantém o maior banco genético vivo de água doce do Brasil e já registrou a reprodução de mais de 100 espécies diferentes, sendo 32 delas nativas do bioma pantaneiro.
A programação do congresso contará com palestras, debates e minicursos voltados a acadêmicos e profissionais das áreas de Biologia, Medicina Veterinária, Zootecnia e segmentos ligados ao meio ambiente. Os participantes também terão acesso a discussões sobre bem-estar animal, manejo de espécies silvestres, fotografia técnica, comunicação ambiental e práticas de conservação.
Segundo os organizadores, o objetivo é fortalecer a troca de conhecimento entre especialistas e incentivar soluções práticas voltadas à preservação da biodiversidade. O evento também busca aproximar ciência e sociedade, promovendo ações que contribuam para a conservação ambiental em nível nacional.
O congresso da AZAB é realizado anualmente desde 1977 e coloca Mato Grosso do Sul em destaque no cenário nacional das pesquisas ambientais e conservação de espécies.

