
O ritmo de Carnaval vai alterar o funcionamento da máquina pública em Aquidauana na próxima semana. O prefeito Mauro Luiz Batista assinou o Decreto Municipal n.º 18/2026, que estabelece ponto facultativo nas repartições da administração direta e indireta entre os dias 16 e 18 de fevereiro.
A medida visa organizar o fluxo administrativo durante as festividades e permitir que os cidadãos e servidores planejem suas atividades durante o período momesco. Com a suspensão do expediente, o atendimento ao público só será normalizado na segunda metade da semana.
Confira como fica a agenda da prefeitura para os próximos dias:
-
Segunda (16/02) a Quarta-feira de Cinzas (18/02): Não haverá expediente administrativo nas secretarias e órgãos municipais.
-
Quinta-feira (19/02): Retomada integral de todos os serviços públicos em horário convencional.
O decreto é claro ao pontuar que os serviços indispensáveis à população não sofrerão interrupção. Para garantir a continuidade do atendimento básico, escalas de plantão foram organizadas para os seguintes setores:
-
Saúde: Atendimentos de urgência e emergência.
-
Limpeza Pública: Manutenção da coleta de lixo.
-
Segurança: Vigilância patrimonial e fiscalização de trânsito.
Cada Secretário Municipal detém a autonomia para gerenciar as equipes e, se necessário, convocar servidores de áreas administrativas para suprir demandas emergenciais ou específicas de cada pasta durante o feriadão.
A decisão está fundamentada na Lei Orgânica Municipal e já está em vigor. A orientação para os moradores que possuem pendências burocráticas, como protocolos de documentos ou solicitações de serviços não urgentes, é que procurem o Paço Municipal ainda nesta sexta-feira ou aguardem a reabertura na próxima quinta.
