Inscrições abertas para o Processo Seletivo PS60+ da UFMS até 13 de fevereiro de 2026

0

Seguem abertas até o dia 13 de fevereiro de 2026 as inscrições para o Processo Seletivo PS60+ da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O PS60+ UFMS é um processo seletivo especial da instituição, voltado exclusivamente para o ingresso de pessoas idosas, com 60 anos ou mais, em cursos de graduação. A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão educacional, o bem-estar e o intercâmbio de saberes, oferecendo vagas em diversos campi, incluindo o de Aquidauana.

A UFMS — Universidade Federal de Mato Grosso do Sul — estabelece como público-alvo pessoas com 60 anos ou mais. O objetivo do programa é a inclusão educacional e a valorização da experiência de vida. As vagas são destinadas a cursos de graduação presenciais da instituição.

As inscrições são gratuitas, com editais publicados no início do ano, a exemplo do PS60+ 2026, e devem ser realizadas no período de 19 de janeiro a 13 de fevereiro de 2026.

Ao todo, a instituição oferece 156 vagas, distribuídas em diversas unidades, incluindo Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, entre outros municípios. O programa fortalece a integração de pessoas idosas com o ambiente acadêmico.

O Processo Seletivo PS60+ UFMS é destinado a candidatos com 60 anos ou mais, conforme estabelecido pela legislação federal que define a pessoa idosa e pelas normativas internas da UFMS para ingresso nos cursos de graduação.

O processo seletivo será regido por edital e executado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). As inscrições são gratuitas e será permitida apenas uma inscrição por Cadastro de Pessoa Física (CPF).

A participação no Processo Seletivo PS60+ não garante automaticamente o direito à vaga nos cursos da UFMS.

As inscrições e convocações ocorrem exclusivamente por meio de editais publicados no portal oficial, nos quais são divulgados os nomes dos candidatos convocados por curso, conforme a ordem de classificação, além das datas de matrícula. Os editais também informam os períodos para comparecimento às Bancas de Verificação da Veracidade da Autodeclaração.

É de responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar a publicação dos editais. A não apresentação dos documentos obrigatórios ou o não comparecimento às bancas de avaliação resultará na perda da vaga.

Mais informações estão disponíveis no site: https://ingresso.ufms.br/ps_60_mais/