
Em entrevista recente ao programa “Roda de Tereré”, da Rádio Cidade, o ex-governador e atual presidente estadual do PL, Reinaldo Azambuja, fez um balanço de sua trajetória política e analisou o atual cenário econômico e eleitoral de Mato Grosso do Sul. Com foco no desenvolvimento e na industrialização, Azambuja defendeu o modelo municipalista que, segundo ele, transformou o perfil do estado nos últimos anos.
Azambuja destacou que, durante suas duas gestões à frente do Governo do Estado (2015-2022), Mato Grosso do Sul deixou de ser um mero exportador de produtos primários para se tornar um polo industrial.
-
Empregos: Foram mais de 103 mil vagas de trabalho com carteira assinada abertas em oito anos.
-
Investimentos: O ex-governador citou aportes privados que somam mais de R$ 68 bilhões em cidades como Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas e Inocência, consolidando o estado como um dos líderes em segurança jurídica para investidores.
-
Continuidade: Para ele, o atual governador Eduardo Riedel tem sido fundamental para manter esse ritmo de crescimento acima da média nacional.
-
“Criamos um ambiente de credibilidade e incentivos fiscais que dão solidez à economia. Mato Grosso do Sul hoje agrega valor ao que produz”, afirmou.
O “Modelo Maracaju” e o Municipalismo
Reinaldo relembrou o início de sua carreira pública como prefeito de Maracaju (1997-2004), onde conseguiu elevar o município da 15ª para a 5ª posição no ranking de desenvolvimento estadual. Segundo ele, essa experiência foi a base para implementar o governo municipalista, investindo diretamente nos 79 municípios em áreas como saúde, pavimentação e infraestrutura urbana.
Cenário Político e Alianças para 2026
No campo político, Azambuja, que agora lidera o PL no estado a convite de Jair Bolsonaro, confirmou sua pré-candidatura ao Senado. Ele detalhou a estratégia da direita para as próximas eleições:
-
Apoio Executivo: O empenho na reeleição de Eduardo Riedel (PP) ao governo e no suporte à candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República.
-
União de Forças: Defendeu a convergência entre os partidos de direita e centro como o único caminho para construir uma candidatura competitiva e vitoriosa em nível nacional.
Perspectivas Futuras
O ex-governador demonstrou otimismo com o futuro próximo, acreditando que a base sólida construída na última década garante ao estado condições de manter um ciclo de expansão prolongado, independentemente das oscilações da economia nacional.

