Bioparque Pantanal e UFMS Realizam Exames de Ultrassonografia e Tomografia em Peixe

0

Em uma iniciativa pioneira para a saúde de peixes de água doce, o Bioparque Pantanal e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizaram exames de ultrassonografia e tomografia computadorizada em uma cachara (Pseudoplatystoma fasciatum).

O procedimento faz parte da rotina de saúde do complexo e reforça o compromisso com o bem-estar animal e a conservação de espécies aquáticas.

A parceria técnico-científica entre as duas instituições permitiu o uso de equipamentos de ponta e a troca de conhecimentos entre profissionais e acadêmicos. Maria Fernanda Balestieri, diretora-geral do Bioparque, destacou que a colaboração potencializa o trabalho e permite o avanço em protocolos de cuidados.

Os exames de imagem em peixes e arraias ainda são pouco explorados globalmente, mas são essenciais para identificar problemas de saúde e contribuir para a conservação de espécies raras. O veterinário da UFMS, Diogo Helney Freire, ressaltou a importância da ação para a formação acadêmica, proporcionando uma experiência prática valiosa para os estudantes de Veterinária.