
O Mato Grosso do Sul enfrenta um cenário preocupante de arboviroses, com 33 mortes confirmadas por Dengue e Chikungunya em 2025. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (18) no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que alerta para o elevado número de casos em todo o estado.
Dengue e Vacinação
O boletim confirma 7.778 casos de Dengue e 17 mortes pela doença. Outras sete mortes estão em investigação. A capital, Campo Grande, e cidades como Aquidauana, Três Lagoas e Dourados estão entre os municípios que registraram óbitos.
Para combater a doença, o estado já aplicou mais de 181 mil doses da vacina contra a dengue. A campanha de imunização, focada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, busca proteger a faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações.
Chikungunya e Alerta da Saúde
Em relação à Chikungunya, o estado soma 6.883 casos confirmados e 16 mortes. O documento também aponta 70 casos da doença em gestantes. A maioria das vítimas fatais da Chikungunya possuía algum tipo de comorbidade.
Diante do cenário, a SES reforça o alerta para que a população evite a automedicação. A recomendação é procurar uma unidade de saúde ao apresentar sintomas como febre, dores no corpo ou manchas na pele, para que o diagnóstico e o tratamento corretos sejam realizados.

