Ponta Porã Sediará Encontro Estadual para Fortalecer Combate à Dengue com Ovitrampas

0

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) realizará, de 28 a 30 de julho de 2025, o I Encontro Estadual de MS – Soluções Entomológicas: Ovitrampas. O evento ocorrerá no Auditório Municipal de Ponta Porã, das 7h30 às 17h30, reunindo especialistas em saúde pública para debater novas estratégias de monitoramento e controle dos mosquitos transmissores de arboviroses como dengue, zika e chikungunya.

O foco central do encontro serão as ovitrampas, armadilhas simples e eficazes utilizadas para a coleta de ovos do Aedes aegypti e Aedes albopictus. Essa técnica tem se mostrado fundamental no mapeamento de áreas de risco, permitindo ações de combate mais precisas e direcionadas. Atualmente, a metodologia já é empregada em diversas regiões do estado.

Mauro Lúcio Rosário, coordenador estadual de Controle de Vetores da SES, destaca a importância da iniciativa. “Estamos na fase de consolidação do uso das ovitrampas como ferramenta estratégica. A solução tem transformado nossa capacidade de resposta, permitindo ações mais rápidas e baseadas em evidências”, afirma.

Capacitação e Expansão da Estratégia

O encontro em Ponta Porã faz parte de uma série de ações da SES para qualificar a vigilância entomológica em Mato Grosso do Sul. Técnicos municipais já estão sendo capacitados na instalação das armadilhas e na interpretação dos dados coletados, o que fortalece o combate ao Aedes tanto em áreas urbanas quanto rurais.

A programação do evento inclui palestras, oficinas práticas e a apresentação de casos de sucesso em municípios que já implementaram a estratégia. A expectativa é ampliar a adesão ao uso das ovitrampas e consolidar políticas públicas sustentáveis de controle vetorial em todo o estado. Além da SES, a Fiocruz e o Ministério da Saúde também participarão do evento, que está inserido na estratégia de controle de vetores.


 

Entenda a Ovitrampa

 

A ovitrampa é uma armadilha simples e de baixo custo, ideal para detectar precocemente a infestação do mosquito em municípios não infestados, monitorar a densidade das populações em áreas já infestadas e direcionar ações de controle.

Ela é composta por um recipiente plástico preto de até 1 litro, contendo 300 ml de água e um atrativo (1 ml de levedo de cerveja) para estimular a deposição de ovos pelas fêmeas. Uma palheta de madeira (Eucatex), com o lado áspero voltado para o centro, é inserida no recipiente. As armadilhas são utilizadas para verificar a dispersão e infestação do Aedes aegypti e Aedes albopictus, auxiliando na identificação de áreas vulneráveis à transmissão de arboviroses.

Interessados em participar do evento podem se inscrever através do link: https://www.saude.ms.gov.br/i-encontro-estadual-de-ms-solucoes-entomologicas-ovitrampas/