
A seleção brasileira de futebol feminino inicia sua jornada na Copa América neste domingo, 13 de julho. A estreia do Brasil será contra a Venezuela, às 21h (horário de Brasília), no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, Equador, com transmissão ao vivo pela TV Brasil.
A partida é válida pelo Grupo B da competição, que também conta com Bolívia, Paraguai e Colômbia. O Grupo A é composto por Argentina, Chile, Peru, Uruguai e a anfitriã Equador.
Favoritismo e Desafios
Com um histórico impressionante de oito títulos em nove participações na Copa América, o Brasil entra em campo como o grande favorito. O técnico Arthur Elias reconhece a responsabilidade de buscar o título: “Encaro [a Copa América] como uma competição que nós temos, sim, a responsabilidade de vencer. O Brasil venceu oito de nove [edições], então não podemos fazer diferente.”
No entanto, a atacante Amanda Gutierres alertou para os desafios: “Sabemos que é sempre uma competição muito disputada. Muitos nos veem como favoritos, mas isso é algo externo. Dentro de campo, precisamos impor nosso futebol para garantir os melhores resultados.”
No confronto contra a Venezuela, Arthur Elias reencontrará o técnico brasileiro Ricardo Belli, que já trabalhou no Palmeiras e teve diversos embates contra o Corinthians, antigo clube de Elias. O técnico brasileiro afirmou que, apesar do histórico, o foco é o estudo tático de cada adversário em nível de seleções.
Oportunidade de Renovação e Olho na Copa de 2027
A Copa América surge como uma importante oportunidade para Arthur Elias renovar a seleção brasileira, visando a Copa do Mundo de 2027, que será disputada no Brasil. Um dos novos nomes que devem ganhar espaço é a jovem atacante Jhonson, de 19 anos. Convocada pela primeira vez para a equipe principal em amistosos contra o Japão, Jhonson se mostra ansiosa: “Minha expectativa está enorme. Quero segurar um pouco a emoção de disputar a minha primeira competição profissional com a seleção brasileira. Estou um pouquinho nervosa também, mas vai dar certo.”
Formato da Competição e Vagas em Disputa
A Copa América reúne as 10 seleções da Conmebol, divididas em duas chaves de cinco times. O Brasil terá ainda pela frente a Bolívia (16 de julho, 18h), o Paraguai (21 de julho, 21h) e a Colômbia (25 de julho, 21h).
Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às semifinais, previstas para 28 e 29 de julho, e a decisão está agendada para 2 de agosto.
Diferente de edições anteriores, a Copa América deste ano não classifica diretamente para a Copa do Mundo Feminina. O torneio garante vaga para os finalistas na Olimpíada de Los Angeles 2028, enquanto os cinco melhores colocados asseguram lugar nos Jogos Pan-Americanos de 2027, em Lima, no Peru. A classificação para o Mundial Feminino de 2027 no Brasil ocorrerá, pela primeira vez, por meio de Eliminatórias, valendo duas vagas diretas e duas na repescagem.
O Brasil, maior campeão da Copa América, só deixou escapar o título uma vez na história, há 19 anos, quando a Argentina levou a taça. A seleção verde e amarela retomou a hegemonia em 2010 e chega a Quito após quatro conquistas consecutivas, sendo a última na Colômbia em 2022. No histórico da competição, o time canarinho acumula 50 jogos, com 47 vitórias, um empate, duas derrotas, 268 gols marcados e apenas 18 sofridos.

