Com destaque para soja e milho, radar industrial revela novos números da economia de MS

O panorama econômico de Mato Grosso do Sul foi apresentado à imprensa pelo Governo do Estado e pelas indústrias, em evento na manhã desta segunda-feira (6). Os números revelam que o processamento de soja e milho, que integram a agroindústria, vem se destacando no cenário econômico de Mato Grosso do Sul.

Conforme os números do Radar Industrial, estudo apurado pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Mato Grosso do Sul é o 5º maior exportador de produtos derivados da soja (óleos, proteínas texturizadas, farelos e rações) com US$ 981,0 milhões (1,65 milhão de toneladas exportadas).

Outro destaque é o processamento do milho. As duas indústrias instaladas no Estado, Inpasa e Neomille, tem uma produção de etanol de milho estimada para esse ano de 2024 na casa do 1 bilhão de litros. Com esse volume, Mato Grosso do Sul é o segundo maior produtor do Brasil.

As cidades de Dourados, Campo Grande, Três Lagoas, Caarapó, Ponta Porã e Sidrolândia têm os maiores processadores de milho do Estado.

Ainda durante a apresentação do cenário econômico, foram destacados os números das indústrias. Segundo o Radar Industrial, são mais de 159 mil trabalhadores formais diretamente empregados no Estado. A Indústria de Transformação do MS está entre as 10 que mais exportam no Brasil e a produção industrial anual superior a R$ 86 bilhões.

Durante o evento, o governador Eduardo Riedel (PSDB) afirmou que o Estado tem atraído ainda mais empresas. O governador disse que devido ao crescimento, Mato Grosso Sul, economicamente falando, tem atraído empresas. Riedel disse que vai neste mês aos Estados Unidos buscar mais parcerias.

“O crescimento de Mato Grosso do Sul tem atraído empresas de todo o mundo. Tenho recebido muitas ligações. Agora em maio iremos nos reunir nos Estados Unidos para mais uma vez buscar parcerias e investimentos. Projetos de infraestrutura e meio ambiente serão a nossa prioridade”, disse.