Cerca de 85,9 mil funcionários públicos estaduais das administrações direta e indireta estarão com seus salários de março no bolso a partir desta quarta-feira (3). Pelo sexto ano consecutivo – desde o governo do tucano Reinaldo Azambuja (2015-22) – o Estado mantém rigorosamente em dia o pagamento de seus servidores. Agora, com Eduardo Riedel (PSDB) a benfazeja rotina tem prosseguimento.
Para cobrir a folha, serão depositados R$ 424 milhões 062 mil 255,81 na rede bancária. Esta quantia paga ativos, inativos e pensionistas. O governador Eduardo Riedel explica que fazer os pagamentos em dia ou de forma antecipada é uma obrigação. Ele salienta ainda que para cumpri-la a garantia de caixa é fruto da política pública de controle fiscal e financeiro.
O impacto desta regularidade é dos mais positivos para a economia, sobretudo pela dose considerável de recursos que circula, alimentando os estabelecimentos comerciais, empresas de viagens e outros segmentos. Antes de 2015 – ano em que Azambuja assumiu – os servidores passaram por momentos muito delicados, especialmente na transição entre um e outro exercício financeiro, nos finais de ano, quando é preciso quitar as folhas de novembro, dezembro e o 13º salário.