Mato Grosso do Sul tem 30 cidades em alerta para chuvas intensas e ventania

O outono iniciou em baixo de chuva e deve permanecer assim pelos próximos dias em Mato Grosso do Sul. Na manhã deste domingo (24), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), divulgou dois novos alertas de tempestade para as cidades do Estado, ativos até a manhã de segunda-feira (25).

O primeiro alerta, de nível laranja, indica chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h para 19 cidades de MS. Há ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já o alerta amarelo, ou seja, perigo potencial, indica chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h para 30 municípios do Estado. Além do baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores em casos de rajadas de vento devido aos riscos de descargas elétricas.

Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

A Cedesc (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) disparou SMS para os números cadastrados no 40199 avisando por meio de alerta o risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e estragos em plantações.

Mais informações podem ser obtidas na Defesa Civil pelo telefone 199, ou no Corpo de Bombeiros pelo número 193.