O outono teve início na madrugada desta quarta-feira (20/3) e, diferente do previsto para a região Centro-Oeste do Brasil, o estado de Mato Grosso do Sul deverá ter chuvas e temperaturas acima da média, o que pode impactar positivamente os cultivos de segunda safra do milho.
Um prognóstico divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que em grande parte da região Centro-Oeste, a tendência para o outono é de chuva próxima ou abaixo da média histórica. Entretanto, em áreas do Mato Grosso do Sul são previstos totais de chuva ligeiramente acima da climatologia do trimestre. Quanto às temperaturas, a previsão indica predomínio de valores acima da média nos próximos meses.
O Agro é DNews conversou com o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Ricardo Fietz. Ele explica que o outono marca a transição do verão quente e úmido para o inverno, estação mais fria e seca. Neste ano, durante a estação, também vai ocorrer a transição do fenômeno climático El Niño para uma condição de neutralidade.
“A previsão climática para a nossa região é que os totais de chuva serão ligeiramente acima da média, da mesma forma, as temperaturas deverão ser acima das média. Lembrando que no outono, há uma redução natural do volume das chuvas, de abril até junho, e também das temperaturas”, disse.
O pesquisador ressalta que durante esse período o recomendado ao produtor é procurar realizar a semeadura segundo as recomendações do Zarc (Zoneamento Agrícola de Risco Climático), para reduzir os riscos de deficiência hídrica e de geadas em fases críticas da cultura.
A possibilidade de chuva acima da média em áreas de Mato Grosso do Sul, favorece a manutenção do armazenamento hídrico no solo, beneficiando o desenvolvimento dos cultivos de segunda safra.
Ainda de acordo com o Inmet, nas demais áreas existe possibilidade de redução da umidade do solo. Condição que pode causar restrição hídrica para os cultivos de segunda safra.
Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que até o último domingo (17/3), a colheita da safra de soja 2023/24 atingiu 85% no Mato Grosso do Sul, enquanto o plantio da segunda safra 2023/24 de milho chegou a 86%.