‘Baita susto’, diz Vanessa Lopes sobre quadro psicótico e desistência do BBB

Vanessa Lopes, de 22 anos, ex-participante do Big Brother Brasil 24, que desistiu do programa em janeiro, esteve no Altas Horas na noite desse sábado (2). A influenciadora disse que deu um ‘baita susto’ em sua família após apresentar um quadro psicótico dentro do reality.

“Quando cheguei em casa, as primeiras pessoas que tiveram que cuidar de mim e me incentivaram a buscar um médico foram eles. E minha irmã também. Eu dei um baita susto nos meus pais”, disse Vanessa.

A jovem passou por dois dias intensos no BBB, onde suas atitudes e falas estavam preocupando internautas, já que ela dava indícios de que não estava bem. Vanessa apertou o botão da desistência na tarde do dia 19 de janeiro e atualmente está sob cuidados médicos, sendo acompanhada pela família.

“Estou bem. Agora estou em tratamento, mas ainda estou assustada. Admitir que está doente é um pouco assustador, mas faz parte do processo, do tratamento e também para falarmos um pouco sobre saúde mental. Fico feliz em falar aqui com vocês sobre isso. Estou bem, mas quero ficar melhor ainda”, ressaltou a influenciadora, que estava acompanhada da mãe, Liziane Lopes.

Vanessa ainda comentou que foi diagnosticada com um quadro psicótico agudo, quando a mente rompe com a realidade, devido ao estresse, falta de sono e ansiedade. “Criei várias fanfics na minha cabeça, a todo momento, eu dizia: ‘Olha, pode ser que seja real isso que eu queria na minha cabeça ou não’”.

Conforme o Portal ‘O Fuxico’, outro convidado da noite no Altas Horas, apresentado por Serginho Groisman, foi o psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, que explicou como funciona o quadro.

“Nós chamamos de quadro psicótico agudo aqueles quadros em que a pessoa vem dentro da característica de um funcionamento normal e repentinamente ela rompe com a realidade e passa a viver uma realidade paralela. Não precisa ter história nenhuma pregressa pra poder fazer esse diagnóstico e o futuro vai depender totalmente do que você faz agora no presente com a presença da doença. O quanto mais cedo você intervém, mais cedo você tem um melhor resultado e um melhor prognóstico”.

Agora, enquanto se recupera, Vanessa reforçou que possui uma base familiar e amigos que a apoiam muito, além de estar realizando atividades físicas. Porém, o medo do julgamento ainda existe. Também citou que é preciso que as pessoas se cuidem, antes de pensar em fazer alguma coisa.