Idosos do CCI de Aquidauana participam de cursos na UFMS

Os 60 idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Aquidauana estão participando de cursos de qualificação ofertados pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Aquidauana. Todos os cursos são gratuitos, acontecem às segundas, terças e quartas-feiras, das 8h30min até às 10 horas, na Unidade II da UFMS.

Os vovôs e vovós do CCI participam dos cursos: Receitas de Aquidauana, Horta Orgânica e Informática Básica. Os cursos fazem parte do Programa Institucional de Extensão Universitária, intitulado Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI/UFMS), que tem por objetivo organizar, promover e fortalecer o desenvolvimento de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão que tenham como foco a valorização da pessoa idosa na sociedade e a qualificação dos serviços e das políticas sociais públicas voltadas a este segmento populacional,  ao mesmo tempo possibilitando a democratização do conhecimento produzido na universidade, além de abrir espaço para a comunidade participar da vida acadêmica.

Abaixo os cursos ofertados e objetivos:

Receitas de Aquidauana: esta atividade objetiva coletar histórias e receitas que estão na memória das pessoas de Aquidauana e região, como uma forma de registrar um dos artefatos que representam um “livro’’ de receitas e histórias que será compartilhado com a comunidade acadêmica e externa.

Horta Orgânica: objetivo desta atividade é buscar melhorar a qualidade de vida dos alimentos que consumimos. Serão oferecidas oficinas sobre agricultura orgânica e a pratica ocorrerá com o cultivo de uma horta orgânica no espaço do Campus de Aquidauana, produzindo alimentos que podem ser consumidos pelos participantes e distribuídos para a comunidade acadêmica e externa.

Informática Básica: objetivo da atividade é aprender a manusear computadores e acessar recursos mais utilizados na informática. Durante a ação, os participantes serão apresentados aos principais componentes de sistemas de computadores de mesa (desktops), buscando oferecer autonomia para a realização de atividades cotidianas para as quais o recurso computacional é imprescindível.

Fonte: AGECOM

Crédito: Imprensa Prefeitura de Aquidauana – MS.