Em outubro, corrida do Pantanal guarda desafios aos atletas na prova de 15 km

Campo Grande é conhecida por ser uma cidade plana. Logo, é de se esperar que os percursos da Corrida do Pantanal não tenham muitas elevações. Em grande parte, isso é verdade. Só que a prova de 15 quilômetros guarda dois momentos desafiadores, que irão exigir um ótimo preparo físico dos atletas, como conta a responsável técnica pela Corrida do Pantanal, Tatiane Rodrigues da Silva.

“Os principais desafios da prova vão ser na metade da prova, na altura do km 7, onde terá uma subida íngreme, e no quilômetro final, em que o pessoal estará mais cansado. Nessa hora que dá para avistar o objetivo, que é a linha de chegada, o atleta costuma dar um gás maior para vencer a subida e cruzar o pórtico”, diz.

A primeira subida será de 40 metros ao longo de um quilômetro pela avenida Mato Grosso, a partir da rotatória da Via Park até a avenida Ceará. Já os 1000 metros finais, na avenida Afonso Pena, terão uma subida de aproximadamente 35 metros. Esses trechos íngremes são excelentes locais para o público acompanhar e torcer pelos corredores.

“Convidamos quem tiver possibilidade de assistir à corrida, que fique em um desses dois pontos de subida para dar apoio e torcer pelos atletas”, completou a responsável técnica.

De modo geral, o desenho das provas da Corrida do Pantanal agradou competidores e organizadores. O árbitro da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e responsável pela medição oficial do percurso de 15 km, Kellermann Zanotti, elogiou o percurso.

“É muito bom porque passa dentro do parque, que é um ambiente fresco, e o restante do percurso é em linha reta, sem desvios. Isso facilita a fiscalização para reduzir a possibilidade de cortes de caminho”, explica.

Confira um resumo dos percursos da Corrida do Pantanal 2023:

Caminhada – 5 km

A prova será realizada dentro do Parque das Nações Indígenas, com largada próxima à lagoa e chegada ao lado do Bioparque Pantanal.

O acesso dos competidores será feito pelas entradas Kaiowá (av. Afonso Pena) e Guató (Rua Ivan Fernandes Pereira).

O percurso contará com três pontos de hidratação e dois postos médicos.

Em outubro, corrida do Pantanal guarda desafios aos atletas na prova de 15 km

Corrida – 7 km

A prova terá largada e chegada no mesmo ponto, na avenida Afonso Pena. Os atletas saem em direção à avenida do Poeta, passam pela avenida Desembargador José Nunes da Cunha, retornam pela avenida do Poeta e concluem o percurso na avenida Afonso Pena.

O percurso contará com três pontos de hidratação e dois postos médicos.

Em outubro, corrida do Pantanal guarda desafios aos atletas na prova de 15 km

Corrida – 15 km

A prova terá largada nos altos da avenida Afonso Pena. Os atletas vão percorrer as avenidas do Poeta, Desembargador José Nunes da Cunha, Mato Grosso, ruas Antônio Maria Coelho e Pedro Celestino, e por fim a avenida Afonso Pena, até a chegada do Bioparque Pantanal.

Em outubro, corrida do Pantanal guarda desafios aos atletas na prova de 15 km

O percurso terá sete pontos de hidratação e cinco postos médicos.