Megaestrutura usada na produção de maconha é descoberta a 70 km de MS

Uma megaestrutura utilizada para a produção de maconha foi desmontada nesta quarta-feira (03) pela Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad).

De acordo com as informações, o acampamento foi descoberto dentro de uma reserva indígena chamada de Ka’aguy Poty Rory, localizada no distrito de Yby Yaú, em Capitán Bado, e a cerca de 70 quilômetros de Coronel Sapucaia.

Ao todo, foram descobertos 44 acampamentos interconectados, onde os traficantes processavam a maconha produzida em lavouras da erva. A operação contou com o apoio de militares, sendo coordenada pelo promotor de Justiça Arnaldo Arguello.

Na ação, os agentes e militares entraram na mata fechada e logo localizaram uma caminhonete, com placa de Mato Grosso do Sul, e 10 motocicletas que era utilizadas para deslocamento entre os acampamentos.

Foram encontrados 1.200 quilos de maconha já prensada, outros 20 mil quilos picada, além de uma grande quantidade de sementes da erva.

Os acampamentos possuíam 22 prensas rústicas que eram utilizadas para embalar a maconha em tabletes. Todo o material encontrado foi destruído pela Senad.

A invetigação pontuou que quase toda a droga produzida nestes acampamentos seria destinada a facções criminosas para distribuição em território brasileiro. O prejuízo ao crime foi de 3 milhões de dólares.