Pets estão presentes em pelo menos 70% dos lares brasileiros

Eles estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros, principalmente após a pandemia do Covid-19, quando mais famílias passaram a adotar ou comprar cães e gatos. Atualmente, o IBGE estima uma população de cerca de 149,6 milhões de animais de estimação, colocando o Brasil como terceiro país no ranking mundial. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, pelo menos 70% da população possui pet em casa.

O mercado pet representa 0,36% do PIB brasileiro, acima de setores como utilidades domésticas e automação industrial. O maior faturamento vem da alimentação, com 73,9% do faturamento. A venda de ração passou a ser uma das prioridades de mercados e atacadistas, que passaram a focar em espaços destinados não apenas à alimentação, mas a itens de higiene, limpeza e até itens como brinquedos, coleiras, entre outros.

“No setor destinado aos pets, contamos com um mix variado de marcas de ração para cães, gatos e pássaros. Esse é um espaço que foi sendo ampliado para atender essa demanda cada vez mais crescente na sociedade”, diz a gerente de um atacadista de Campo Grande, Viviane Casado Silva.  Nas gôndolas é possível encontrar alimentações específicas por idade e tamanho e até as enriquecidas para os bichinhos de quatro patas, isso porque cada pet possui necessidades baseadas no porte, tempo de vida, estilo de vida e condições de saúde.

Na hora de escolher, é preciso atenção aos ingredientes para levar para casa mais saúde para os pequenos. Uma das dicas é observar os rótulos e evitar os que contam com corantes artificiais, que podem ser prejudiciais, com exceção dos naturais. Adoçantes também devem ser evitados pois podem resultar em diabetes e outras doenças.

Na tabela nutricional, a carne e farinha de carne devem aparecer no início, porque contém uma grande concentração de água e trazem os nutrientes, vitaminas e minerais necessários. “Dentre as marcas, estão disponíveis basicamente quatro tipos de classificações: econômica, standard, premium e super premium, sendo essas duas últimas com ingredientes e maior qualidade e valor nutricional”, complementa Viviane.