7º BPM realiza palestra sobre o combate à violência contra a mulher

Dando continuidade à campanha “Agosto Lilás”, na manhã desta terça-feira (30), foi realizada uma palestra no 7° Batalhão de Polícia Militar, sobre a importância de combater a violência contra a mulher.

O evento reuniu os órgãos públicos responsáveis pela proteção e combate à violência contra a mulher. A palestra foi ministrada pelo Cabo Adelino Aparecido de Oliveira Schibilski, tendo como tema “A atuação do Programa Mulher Segura (PROMUSE)”.


O PROMUSE é um programa da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, instituído por meio da Portaria PMMS nº 032/2018, que faz o monitoramento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Policiais Militares devidamente capacitados realizam o policiamento orientado, com objetivo de promover o enfrentamento à violência doméstica contra mulheres, por meio de ações de prevenção, visitas técnicas, conversas com vítimas, familiares e, até mesmo, com os agressores, fazendo os encaminhamentos pertinentes aos órgãos da rede municipal de atendimento à mulher em situação de violência.

O PROMUSE possui três eixos orientadores: I) ações e campanhas no âmbito da prevenção primária, em especial, ações educativas voltadas para prevenção à violência doméstica e familiar; II) ações de prevenção secundária, com foco nas famílias em contexto de violência doméstica e familiar, por meio de policiamento ostensivo, fiscalizações das medidas protetivas e visitas solidárias; III) articulação com os órgãos que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, bem como com entidades não-governamentais e sociedade civil.

Quem pode solicitar atendimento do PROMUSE?

Mulheres em situação de violência e órgãos da rede de enfrentamento à violência contra mulheres (estadual e municipal: CRAS, CREAS, CAM/CRAM, CEAM, Delegacias de Polícia Civil, DAM/DEAM, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, entre outros. No período da tarde de hoje (30), os órgãos municipais e estaduais de defesa e proteção à mulher estarão fazendo uma passeata de conscientização e alerta à sociedade pelas ruas do centro da cidade.
Fonte: AGECOM