Resumo da Operação Pantanal relativo às ações executadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul

A equipe de comunicação da Operação Pantanal encaminha para imprensa um resumo relativo às ações executadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul no dia 30 de agosto de 2022.

O Comandante da Operação Pantanal designou uma equipe composta por oito bombeiros militares para a região da Serra do Amolar, os militares estão realizando o trajeto por via fluvial com o uso da embarcação SIRIEMA do CBMMS, o deslocamento iniciou na manhã de hoje, às 6h. A previsão é que a equipe permaneça na região por doze dias, com objetivo de fixar uma base avançada na localidade que permita rápida intervenção em caso de ocorrência de focos de calor, de imediato os militares realizarão atividades de monitoramento e prevenção na região e, para tanto, contam com o apoio do Instituto Homem Pantaneiro – IHP na logística necessária.

Além disso, a equipe de cinco bombeiros militares permanece na região do Nabileque, município de Porto Murtinho, realizando o monitoramento da área onde foi feito o combate das chamas na data de ontem, até que não ofereça mais riscos de retorno do incêndio na localidade.

O efetivo empenhado na missão, até o momento, é de 86 (oitenta e seis) bombeiros militares, 14 (catorze) viaturas, sendo três embarcações.

O Sistema de Comando de Incidente (SCI) da Operação Pantanal está monitorando o eventual surgimento e evolução dos focos de calor, 24h por dia, e organizando a equipe e os materiais para intervenção, caso necessário”.