PIB do Mato Grosso do Sul é a 2ª maior projeção de crescimento do Brasil

Foi feito um levantamento pela Tendência Consultoria e publicado pelo jornal Valor Econômico. Conforme informações da consultoria, a evolução do PIB sul-mato-grossense, decorrente da expansão do agronegócio e da agroindustrialização, chega aos 4,6% neste ano, a segunda maior do Brasil, liderando o crescimento nacional juntamente com o Estado de Mato Grosso.

“Uma taxa de 4,6% é excepcional em termos de crescimento, podendo ter reflexos extremamente positivos na economia sul-mato-grossense. É importante destacar que os fatores de crescimento apontados pela Tendência Consultoria são acompanhados e comprovados pelo Governo. O PIB é o somatório de todas as riquezas geradas e quando falamos disso, tratamos de crescimento econômico, de novas oportunidades de emprego e novas atividades econômicas. É um indicador comparável entre países e estados”, comenta via assessoria o secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.

O desempenho da economia de Mato Grosso do Sul para o ano de 2023 também é destacado pela Tendência Consultoria, com a projeção da taxa de crescimento do PIB estadual no próximo ano chegando a 2,3%, a maior do Brasil. Essa perspectiva, segundo o titular da Semagro, decorre da expansão do agronegócio e da agroindustrialização no Estado.

“Essas projeções são extremamente importantes e demonstram o resultado das políticas públicas que nós temos definido para o Estado em termos de crédito, financiamento, infraestrutura, expansão de novas áreas, programas de incentivo aos produtores e para as indústrias, com impacto direto na população mato-grossense e no desenvolvimento econômico de nosso estado”, afirma o secretário.

Divulgação / Governo MS

Secretário da Semagro,

Secretário titular da Semagro Jaime Verruck

Jaime Verruck lembra do impacto da estiagem na última safra de soja. “Nós tivemos uma frustração significativa na safra de soja. Isso teve um comprometimento, mas nós recuperamos com a produção a ampliação da produção de milho. No ano passado foram plantados 3,724 milhões de hectares de soja e para 2023 nós temos uma perspectiva de crescimento, Mato Grosso do Sul deve bater novamente o recorde de área plantada de soja, com a conversão de pastagens degradadas em cultivo de soja”, comenta.

O secretário destaca também a expansão em outras atividades econômicas do Estado que contribuem para a elevação do PIB, como o crescimento do plantio de eucalipto e a industrialização dessa madeira, com a atração de novos empreendimentos do setor, como a fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo, já em construção, e os investimentos anunciados pela Arauco, em Inocência.

“Além disso, nós tivemos um outro fator positivo, que é a industrialização do milho em Mato Grosso do Sul. Nós tivemos um crescimento da suinocultura, que consome farelo de milho e deve aumentar a nossa produção e exportação de carne suína. Também temos uma ampliação da produção de carne de frango, que é extremamente importante e que a gente também consegue ampliar com a agroindustrialização”, acrescenta o titular da Semagro.

Por fim, as ações do Governo do Estado junto ao Governo Federal para a realização e viabilização de investimentos em infraestrutura logística, também contribuem para elevar as projeções da taxa de crescimento do PIB sul-mato-grossense. “É o que nós estamos fazendo com as melhorias de estradas e a modernização de todos os canais logísticos de Mato Grosso do Sul, exatamente para suportar esse processo de crescimento que nós temos tido no Estado”, finaliza do secretário da Semagro.

Arquivo

Empresa Suzano Ribas

Indústria da Suzano de Celulose em Ribas do Rio Pardo deve começar operar em 2024