Corpo de Bombeiros Militar de Aquidauana é acionado na madrugada para apagar fogo em terreno baldio

Hoje (01), por volta das 00h15, uma Equipe do 1° Sub Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Aquidauana foram acionados para combater um incêndio em terrenos baldios na região do bairro Nova Aquidauana.

No local, os militares se depararam com o incêndio de grande proporção em um terreno baldio, as chamas se alastravam rapidamente, com grande quantidade de fumaça no local dificultando o trabalho dos militares, depois de algumas horas de serviço o fogo foi controlado, sendo consumido aproximadamente três hectares de área queimada.

O CBMMS utilizou aproximadamente 1300 litros de água no combate.

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul alerta que atear fogo em terreno baldio é crime ambiental e que é passível de multa de até R$ 9.658.

Até mesmo pessoas que colocam fogo para “limpar lixo” podem ser punidas.

Segundo a Defesa Civil, a Lei de Crimes Ambientais (9.605), prevê que a multa seja aplicada mesmo se a queima ocorrer em propriedades particulares.

A justificativa é que o crime de poluição coloca em risco a saúde humana e a segurança dos animais, além de destruir a flora.

Os riscos das queimadas urbanas são imprevisíveis, já que o fogo pode fugir do controle do autor e atingir casas e prédios, além de atrapalhar o trânsito e ocasionar graves acidentes.

No estado, a fiscalização das queimadas urbanas é feita pela Polícia Militar Ambiental (PMA) em parceria com as prefeituras municipais.

A população pode contribuir fazendo denúncias pelos telefones 156 (prefeituras), 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar).