Após dias extremantes quentes, semana terá chuva e leve queda nas temperaturas


Esperada por muitos, a chuva chega a Mato Grosso do Sul a partir de terça-feira (14), conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A previsão é de que na quarta-feira (15) a chuva avance e atinja outras regiões do Estado, como centro e norte.

Devido a uma frente fria que atinge o sul do país, as temperaturas em Mato Grosso do Sul também terão uma leve queda, devido à nebulosidade que irá ser criada.

Segundo o meteorologista Olívio Bahia, em Campo Grande a chuva chegará na quarta-feira e as temperaturas podem ficar na casa dos 30°C, o que representa queda em comparação a este domingo (12), que chegou a registrar às 14h, 36°C com umidade relativa do ar em 25%.

“De modo geral as temperaturas vão cair em média 15°C em algumas cidades, mas, mesmo assim, continuará quente, já que hoje elas estão chegando a 40°C em cidades como Corumbá e Coxim”, afirmou o especialista indicando que a máxima nessas cidades na quarta-feira será de 25°C.

Neste domingo, a temperatura na cidade Branca chegou a 38°C e a sensação térmica em 41°C. Em Miranda os termômetros também registraram 38°C com sensação de 40°C.

“A chuva será branda, mas não mudará o quadro de seca no Estado, já que ela será de poucos dias em comparação a estiagem que está há muito tempo no local”, relatou Bahia.

Ainda conforme o especialista, a chuva não será capaz de acabar com incêndios ou limpar o ar de fuligens, por exemplo, devido a sua baixa densidade.

“Já em relação a umidade relativa do ar deve melhorar a condição, mas nada excepcional, pois precisa de muitos dias de chuva para subir a patamares de 60%, o que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), devido à prevalência de dias que ela está baixa”, disse o meteorologista.

Segundo orientações do Ministério da Saúde, durante calor e tempo seco o cidadão deve:

  • Beber dois litros de água por dia
  • Evitar atividades físicas das 9h às 17h
  • Umidificar o ambiente com toalha molhada ou balde de água
  • Evitar exposição solar
  • Hidratar a pele
  • Evitar ambientes fechados
  • Evitar uso de fogo
  • Usar roupas claras
  • Manter ventilação dentro de casa

Temperaturas

Nesta segunda-feira (13), a máxima para Campo Grande será de 35°C. Em Dourados os termômetros registrarão 37°C, na região do Bolsão de 38°C, e em Corumbá o calor vai além e pode chegar aos 39°C.

Com a chuva, na quarta-feira a máxima no sul será de 29°C. No Pantanal cai para 32°C. Já Três Lagoas não sentirá o impacto e a máxima continua alta com 36°C.

Inverno

A estação de inverno começou em 20 de junho e termina em 22 de setembro em Mato Grosso do Sul, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão.

Suas principais características são clima gelado, temperaturas em queda, tempo seco, baixa umidade relativa do ar, pouca chuva, ocorrência de geadas e neve.

O inverno é a estação de transição entre primavera e outono. O inverno nunca ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios.

Se no sul é inverno, no norte é verão. O mesmo acontece nas estações de outono e primavera.

A estação de inverno contribui para ocorrência de queimadas no Pantanal e Cerrado.