Serra do Amolar recebe mais 11 profissionais para reforçar combate a novo foco de incêndio no Pantanal de MS

 

Outros 8 brigadistas do Ibama/Prevfogo e 3 do Corpo de Bombeiros reforçam, nesta terça-feira (3), o combate ao novo incêndio que destrói a vegetação na região da Serra do Amolar, uma das mais preservadas do Pantanal de Mato Grosso do Sul, ha cerca de cinco anos.

De acordo com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), os reforços foram encaminhados para a região do Parque Nacional, no norte do estado, onde o fogo voltou a consumir parte da vegetação após um raio provocar o reinício das chamas na região.

Eles se juntaram a 34 brigadistas que já trabalhavam desde o último dia 30 para apagar o fogo.

Conforme o PrevFogo, a trégua sem incêndios na Serra do Amolar não durou duas semanas. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) aponta que nas últimas 48 horas foram registrados 90 focos de incêndio no Pantanal. Neste ano, já foram mais de 21 mil focos no bioma, o maior número em 22 anos.

O mes de outubro de 2020 registrou a maior quantidade de focos no pantanal desde que o INPE começou a fazer o monitoramento. Foram registrados quase 2.800 focos de incêndio. Com tanto fogo, mais de 28 % da área do pantanal foi queimada apenas neste ano.