Mesmo com a pandemia do novo coronavírus instalada desde o fim do primeiro trimestre, Mato Grosso do Sul apresentou um número record em relação à produção industrial.
O mês de setembro fechou com 57,1 pontos, sendo o melhor índice já registrado desde fevereiro de 2010, quando a série começou a ser checada.
O levantamento foi feito pelo Radar Industrial da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), e contou com a participação de 63 empresas.
De acordo com o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, ao todo, 89% das empresas industriais de MS apresentaram estabilidade ou aumento na produção.
Deste número, 47% permaneceram estáveis e 42% tiveram crescimento.
“Comparando com o mesmo mês do ano passado, essa participação foi superior em 14 pontos percentuais. Com esse desempenho, o índice de evolução da produção fechou setembro de 2020 com crescimento de 8 pontos na comparação com igual mês do ano anterior e de 8,4 pontos sobre a média histórica obtida para o mês”, disse ele,.
Já quando o assunto é a utilização da capacidade instalada, o índice foi o melhor dos últimos 6 anos.
“Em setembro, 73% dos respondentes disseram que a utilização da capacidade instalada ficou igual ou acima do usual para o mês. Já o patamar médio de utilização da capacidade total ficou em 74%.”, destacou o coordenador.
O número representa uma alta de 2 pontos percentuais.
E Ezequiel continua, “O indicador de uso efetivo em relação ao usual fechou o mês de setembro em 53,0 pontos, resultado 9,2 pontos acima da média histórica obtida para o mês.”.