Palestras e orientações destacam a importância do trabalho de enfermagem

Fazendo parte das ações da Semana de Saúde do Trabalhador, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância em Saúde do Trabalhador e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), ontem (12), na Câmara de Aquidauana, foram realizadas várias palestras em comemoração ao Dia da Enfermagem.
As atividades tiveram início às 8 horas, com a presença da secretária de Saúde de Aquidauana, Cláudia Franco Fernandes Souza, que parabenizou aos profissionais de enfermagem pelo dia e, também, fez um agradecimento especial a eles, que desempenham suas funções com muita competência e dedicação.
Ontem, 12, todas palestras trabalharam o tema : “12 de maio Dia da Enfermagem: Covid-19 –  Que lições aprendemos?”.  As palestras foram proferidas para os profissionais de saúde do município e representando a Câmara Municipal, esteve participando o vereador Sargento Cruz.
A programação começou com a apresentação do coordenador municipal do SAMU, Héverton Bastos, que falou sobre como é o trabalho do SAMU em Aquidauana. A enfermeira Juliana Miranda, responsável técnica do Hospital Regional de Aquidauana, discorreu sobre a temática “Papel da Enfermagem durante a Covid-19”.
Já o 2º sargento Neilton Lemos dos Santos, do 9º Batalhão Carlos Camisão, palestrou sobre o “Papel da Enfermagem no Âmbito Militar”. A enfermeira Daniela Serrou do Amaral Oshiro, coordenadora de enfermagem do SAMU Regional de Campo Grande, falou sobre o “Papel da Enfermagem na Central de Regulação SAMU de Campo Grande”.
Finalizando as apresentações, a acadêmica do 7º semestre de Psicologia da UNIGRAN, palestrou sobre os “Impactos da Pandemia da Covid-19 na Saúde Mental e Motivação dos Profissionais de Enfermagem”.
Essas ações da Semana do Trabalhador também integraram a programação da campanha “Maio Amarelo”, tanto é que na manhã dessa sexta-feira, 13, aconteceu um evento de encerramento da semana, com um Simulado Integrado de Atendimento a Acidentes de Trânsito.

Fonte: AGECOM