Dona das 7 toneladas de maconha apreendidas em Ponta Porã é presa no aeroporto de Dourados

Presa no aeroporto de Dourados, tentando fugir, Camila Zeballos Vila Alta, de 28 anos, na manhã desta terça-feira (9). Ela seria a dona das sete toneladas de maconha apreendidas ontem (8), em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai.

Com Camila, estava as duas filhas, de cinco e oito anos. Segundo informações apuradas pela reportagem, ela pagaria um voo para São Paulo e depois, Bahia.

A mulher tem dupla cidadania, isto é, apesar de possuir identidade brasileira, é, na verdade, paraguaia.

Entenda

A droga foi apreendida durante confronto entre traficantes e policiais da Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), na rua Assadores, no bairro Jóquei Clube, em Ponta Porã.

Foram presos Rodrigo Ribeiro da Silva, baleado ao sacar um revólver contra os policiais, Everton Barbosa Ortiz, Raul Felipe Teixeira dos Santos, enteado de Rodrigo, Cristian Rojas Vilharga, de nacionalidade paraguaia, e um menor, de 14 anos que foi apreendido, bem como um carro de luxo e uma carreta.

Ao finalizar investigação iniciada há cerca de 20 dias, a Defron fechou um galpão que funcionava como depósito de drogas. O imóvel possui uma edícula nos fundos, onde eram armazenadas drogas e posteriormente colocadas em caminhões e depois enviadas a outros estados.

Ao obter a confirmação de que nesta manhã uma carreta estava sendo carregada com toneladas de maconha, policiais adentraram ao local.

Ao perceber a atuação policial, um dos indivíduos que estavam no barracão, que aparentava comandar os demais, sacou um revólver. Com ele foi apreendido um revólver calibre 38, municiado com seis projéteis não deflagrados.

Outros quatro indivíduos se trancaram em uma edícula, vindo a ser presos ao abandonarem o esconderijo. Foi identificado que vários fardos de maconha já se encontravam na carroceria do caminhão, que possuía sacos de fertilizante ocultando a carga.

Na casa onde os quatro indivíduos se esconderam havia mais tabletes de maconha, além de vários fardos de água mineral, que também seria posto em outros transportes visando esconder os entorpecentes.

No imóvel foi apreendida uma balança industrial, fitas plásticas e outros itens para embalar as drogas. Um automóvel Hyundai IX 35 se encontrava no pátio do imóvel, sendo identificado tabletes de maconha em seu interior.

O indivíduo que portava a arma de fogo e foi alvejado será submetido à cirurgia na unidade hospital em Ponta Porã.