Saúde acha toque de recolher pouco e vai ao MPE por mini-lockdown

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, apontou que deve procurar o MPE (Ministério Público Estadual) para nova ajuda com as medidas restritivas para frear o avanço do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul. O toque de recolher, firmado das 22h às 5h da manhã no Estado, parece não estar conseguindo controlar a curva ascendente.

No boletim divulgado nesta segunda-feira (28), 223 novos casos foram confirmados,a lem de 16 obitos registrados nas ultimas 24 horas. O decreto, publicado no dia 14 de dezembro pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), será renovado nesta segunda-feira (28).

“Vamos recorrer ao Ministério Público para nos ajudar, junto aos municípios, para que eles possam tomar as medidas restritivas e as medidas que apontam o programa Prosseguir”, destacou o secretário.

A grande preocupação da secretaria é com o possível aumento no número de casos ocasionados pelas aglomerações na virada do ano e no feriado do dia 1° de janeiro.

“As grandes aglomerações podem acontecer e a gente vai ter de fato o resultado dessas aglomerações que a gente quer evitar. Nós vamos colocar nossa vigilância sanitária, nossas forças de segurança para ajudar os municípios”.

Geraldo Resende ainda explicou que a diminuição dos casos da covid-19 acontecerá após a execução das medidas restritivas que cada município tem de cumprir a partir do programa Prosseguir. Uma notificação foi enviada a todos os 79 municípios, lembrou o secretário.