Na véspera de natal, três sul-mato-grossenses são levados pelo governo para fazer transplante no Paraná

Eliete Contine Silva, 54 anos; Santiago Cuella Da Silva, 24 anos, e Janete Ribeiro Perin ganharam um “presentão” de natal este ano: foram convocados para um transplante de órgãos, após encontrarem doadores compatíveis.

Ontem (24), véspera de natal, foram levados para o Hospital Angelina Caron, localizado na cidade de Campina Grande do Sul (PR), por uma aeronave do Corpo de Bombeiros Militar.

A ação é do governo do Estado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul e Casa Militar.

Janete espera por um fígado. Já Eliete e Santiago, por rins. No hospital, localizado a cerca de 30km de Curitiba, serão feitos testes para averiguar o grau de compatibilidade de cada paciente.

Respeitando a ordem de espera na fila, aquele que apresentar a maior compatibilidade, receberá o transplante.

“Nunca mediremos esforços para que os pacientes possam ter a oportunidade de terem seu transplante realizado”, disse Geraldo Resende, secretário de estado de Saúde.

“Nossa equipe se empenhou para conseguir levar os pacientes até o hospital”, finaliza.

Transplantes realizados

De acordo com a Central de Transplantes de Mato Grosso do Sul, mesmo em meio ao caos da pandemia, este ano foram feitos 129 transplantes de órgãos: 3 de coração; 23 de rins e 103 de córneas.

Foram coletados 160 órgãos e levados 97 para pacientes de outros Estados para procedimento de transplante: 4 corações; 15 córneas; 23 fígados; 1 pulmão e 54 rins.