Animais resgatados durante as queimadas na Serra do Amolar serão devolvidos ao Pantanal

Dois dos animais resgatados durante as queimadas na Serra do Amolar, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, serão devolvidos à natureza. De acordo com a equipe do Centro de Reabilitação dos Animais Silvestres (CRAS) e o Grupo de Resgate Técnico Animal (GRETAP-MS) a onça pintada e a cutia já estão na fase final do tratamento.

Segundo o veterinário Lucas Cazati, responsável pelo tratamento, os bichos chegaram muito debilitados devido a queimaduras nas pastas e por respirarem grande quantidade de monóxido de carbono, resultado das fumaças.

“”Hoje a onça está em plena ascendência, ela vem se recuperando das lesões causadas pelo fogo nas pernas e patas e também de uma pneumonia, e está na fase final do tratamento. Já a cutia está se alimentando muito bem e em breve também voltará para a natureza”, confirma o médico.

Onça-pintada resgata da incêndios no Pantanal de MS. — Foto: Imasul/Divulgação

Onça-pintada resgata da incêndios no Pantanal de MS. — Foto: Imasul/Divulgação

Nem todos os animais resgatados das áreas queimadas conseguiram sobreviver. “Um exemplo é a anta que chegou amplamente queimada para nós, recebeu o tratamento, mas a parte da barriga veio bastante prejudicada. Fizemos inovações como pele de tilápia, mas infelizmente por conta da aspiração da fumaça ela não aguentou e veio a óbito”, disse Cazati.

Mesmo após o fim do período de queimadas, o trabalho irá continuar na região Pantaneira. Segundo o veterinário, a Gretap e outros parceiros irão monitorar todas as áreas queimadas para contribuir com a volta da fauna e ajudar os bichos na reabilitação.

“As equipes irão fazer dissipação de alimentos por conta da fome cinza, já que a nossa preocupação está voltada, no momento, para aqueles que ficaram no local, para que eles se alimentem e se reabilitem por conta própria com a distribuição desses alimentos”, finaliza.