Dentista explica que usar a mesma escova de dente antes e depois da covid-19 não causa reinfecção

Uma mensagem compartilhada pelos moradores de Campo Grande nas redes sociais, chamou a atenção dos dentistas. Nela, havia a afirmação de que continuar usando a mesma escova de dente após se contaminar com o novo coronavírus poderia causar uma reinfecção.

O cirurgião dentista e membro do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, Rodrigo Mousse Ribeiro, explicou que a afirmação não é verdadeira e que ainda não existe nenhuma comprovação cientifica sobre o caso.

“O que nós temos de evidência é que o vírus que promove a doença do coronavírus pode sobreviver em algumas superfícies num período de 24h”, afirma.

O dentista explicou também que a transmissão da doença só pode ocorrer caso uma pessoa saudável acabe dividindo uma escova com outra que já foi contaminada. Por isso, aqueles que estão doentes precisam evitar o compartilhamento de espaços, objetos e recipientes.

A mensagem circulou na internet com a logo da prefeitura de Campo Grande e do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG). Em nota a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informou que a publicação não possui um embasamento cientifico.

A secretária informou ainda que vai entrar em contato com o Ministério Público e reforçou a importância da troca regular de escovas, a cada três meses, para prevenir doenças e garantir a higiene bucal.