Tereré se torna Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Bebida típica do Paraguai e muito apreciada em Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul o mate gelado, ou popularmente conhecido Tereré, foi declarado nesta quinta-feira (17), Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O tereré foi indicado pelo Paraguai no quesito das “Práticas e Saberes Tradicionais Tereré na cultura Pohã Ñana”, em março de 2019 e aceito durante videoconferência de votação dos membros do Comitê de Patrimônio da Unesco hoje.

A videoconferência que contou com o Comitê de Patrimônio da Unesco, sob a presidência da Jamaica. A bebida se tornou o primeiro patrimônio imaterial que o Paraguai conseguiu incluir na lista.

O programa, denominado Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (ICP), foi instituído em 2008, e tem objetivo de proteger importantes manifestações culturais em todos os países do mundo.

Além da famosa bebida o Cuscuz, indicado pela Argélia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia entrou na lista na quarta-feira (16).

O prato consiste no preparo de sêmola de cereais, cozidos ao vapor da água. Pode ser consumido puro, recheado, com leite e manteiga.