Emoção e música marcam celebração dos 50 anos do Campus de Aquidauana

Na última quarta-feira, 9, foi realizado o evento comemorativo UFMS 50 anos em Aquidauana. A celebração foi marcada por apresentações musicais regionais e terena, e depoimentos emocionantes de estudantes, técnicos-administrativos, professores e funcionários terceirizados.

As atividades foram prestigiadas por 83 espectadores que puderam acompanhar a celebração pela página do Campus de Aquidauana no Facebook. Os participantes interagiram nos comentários deixando mensagens positivas e parabenizaram o Campus por sua história no município.

Iniciando a programação, a professora Ana Graziele Lourenço Toledo deu boas-vindas ao público e agradeceu a participação do reitor Marcelo Turine. Para proporcionar aos participantes uma viagem pela história do CPAQ, foi exibido um vídeo comemorativo.

“Quero parabenizar o CPAQ pelos 50 anos de vida, de formação de recursos humanos e de transformação dos nossos jovens em áreas estratégicas importantíssimas para o desenvolvimento do nosso Mato Grosso do Sul. É uma alegria muito grande ver esse vídeo e ver essa emoção! Hoje temos um Campus que está pronto para crescer cada vez mais, com planejamento estratégico diferenciado e eu fico muito feliz em comemorar com vocês esse momento. É muito orgulho! Parabéns para todos nós”, declarou Turine.

Estudantes Daliana Peixoto e Ginayde Farias , com uma canção terena

Durante o evento, a direção do Campus foi representada pela professora Adriana Wagner que destacou o desenvolvimento do CPAQ na oferta de cursos à comunidade. “É com muita alegria que participo deste dia tão especial, no qual celebramos os 50 anos da presença da UFMS em Aquidauana. Como vimos no vídeo, a nossa unidade teve início em 1970 e ao longo dos anos recebeu os nomes de CPA, CEUA e finalmente CPAQ. Começamos com os cursos de Letras – Português/Inglês e Estudos Sociais. Atualmente, com nosso desenvolvimento, oferecemos os cursos superiores de graduação em Administração; Ciências Biológicas; Geografia Bacharelado e Licenciatura; História; Letras – Português/Espanhol, Português/Inglês e Português/Literatura; Literatura Intercultural Indígena, Matemática; Pedagogia e Turismo. Contamos ainda com os cursos de especialização de Gestão de Organizações Públicas e Privadas, e os mestrados em Geografia e Estudos Culturais”, disse.

Servidor Jeferson Mussato apresentou músicas regionais

A primeira atração musical da noite foi apresentada pelo servidor do CPAQ Jeferson Mussato com as músicas regionais Trem do pantanal e Mercedita. A segunda atração foi representada pelas estudantes Daliana Peixoto e Ginayde Farias com uma canção terena.

Para dar voz a comunidade do Campus de Aquidauana, foi exibida uma série de vídeos com depoimentos emocionantes de estudantes, servidores e funcionários terceirizados sobre as Histórias do CPAQ.

Funcionária Clarice trouxe depoimento emocionante

Dentre os diversos depoimentos, destacou-se o da zeladora Clarice de Souza Câmara Silva que relatou suas conquistas durante anos de trabalho na Instituição. “Presto serviço na Universidade como zeladora há 17 anos. Trabalhar aqui fez o meu mundo melhor! Consegui formar minhas duas filhas e melhorar minha moradia, fiz boas amizades. Sinto que sou respeitada e sou muito grata pela confiança do diretor, estudantes, professores e funcionários. Fico feliz em contribuir para a organização e limpeza, proporcionando um ambiente limpo e saudável. Tenho orgulho de fazer parte dos 50 anos da UFMS em Aquidauana”, enfatizou.

O prefeito de Aquidauana Odilon Ferraz Alves Ribeiro, o presidente da Câmara Mauro Luiz Batista e a secretária municipal de Educação Ivone Nemer de Arruda, enviaram mensagens parabenizando o CPAQ e destacando sua importância para o município.

Os coordenadores dos cursos de graduação, de pós-graduação e servidores também demonstraram todo seu carinho pela Instituição em gravações de vídeos, dizendo “CPAQ, parabéns pelos 50 anos!”. O encerramento da cerimônia foi marcado pela exibição do vídeo comemorativo, com direito a fogos de artifício e aplausos.

Texto: Juliana Ovelar (estagiária da Agecom no CPAQ)