6ºGBM realiza Instrução de Salvamento Veicular Pesado em Ônibus na Capital

Nesta terça-feira (24), o 6ºGBM realizou uma instrução de Salvamento Veicular Pesado em Ônibus com intuito de multiplicar o conhecimento no Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS).

Participaram da instrução Bombeiros Militares do 6ºGBM, 1ºGBM, ABM e médicos da corporação.

 

O treinamento se deu em quatro oficinas, sendo a primeira responsável pela Instalação do SCI, Evacuação e controle de risco da cena, estabilização, desconexão de baterias, controle/identificação de combustíveis, acesso ao interior pelas aberturas existentes, realização de triagem START e extração de vítimas por métodos não destrutivos.

A segunda oficina abordou os temas: acesso e abertura lateral, retirada de bancos e criação do salão e extração de vítimas pela abertura criada. Já a última oficina do período matutino focou na extração do motorista.

No período vespertino, ocorreu o tombamento do Ônibus Rodoviário, onde os militares puderam elevar o veículo utilizando o alargador, estabilizar e extrair possíveis vítimas. Por fim, os militares removeram as escotilhas, criaram espaço no teto e interno e realizaram a abertura pela traseira do veículo.

 

Em Janeiro, a corporação enviou três militares ao estado do Rio Grande do Sul para o 1º Workshop de Salvamento Veicular Pesado em Ônibus, treinamento inédito no Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.

Publicado por: Assessoria de Comunicação