Indígena de apenas 15 anos conquista medalha de prata em Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo

O indígena guarani-kaiowá, Yuri Moreira Benites, jovem atleta de apenas 15 anos, natural de Amambaí (MS), ficou em segundo lugar na 11ª edição do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo.

A competição ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de novembro em Bragança Paulista, cidade localizada no interior de São Paulo. O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

O Brasileiro Sub-18 contou com a presença de 21 estados mais o Distrito Federal, totalizando 600 competidores de 15 a 17 anos de 104 clubes.

Oito atletas de Amambaí, Dourados, Ponta Porã, Campo Grande e Três Lagoas representaram Mato Grosso do Sul nesse campeonato.

O jovem amambaiense ganhou uma bolsa atleta do governo do Estado, com apoio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). Além da conquista na disputa Brasileira Caixa Sub-18, o jovem também obteve outras.

Em 2019, o garoto também venceu em 2º lugar no Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo, em Fortaleza (CE). No mesmo ano, em Blumenau (SC), ganhou o bicampeonato brasileiro do dardo, na categoria de 12 a 14 anos, dos Jogos Escolares da Juventude – Fase Nacional.

Yuri trouxe medalha de ouro para o Brasil do 15º Campeonato Sul-Americano Escola, realizado em Assunção, Paraguai. Em outubro deste ano, Benites conseguiu um recorde estadual de 62,56 metros no Campeonato Estadual de Atletismo Sub-18, ocorrido no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande (MS).