Academia de Bombeiros Militar trabalha questões étnico-socioculturais no mês da Consciência Negra

No mês da consciência negra se iniciou a disciplina Diversidade Étnico-Sociocultural, que aborda temas como racismo, preconceito e discriminação. Tal matéria faz parte do currículo de formação dos cadetes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS).

O objetivo é conscientizar e sensibilizar os profissionais de segurança pública de sua importância como promotores da equidade étnico-social e possibilitar uma atuação adequada frente às situações de racismo e de violação dos direitos humanos.

Na quinta-feira (19), os 24 cadetes puderam conhecer mais sobre o trabalho que é realizado pelo Governo do Estado frente às questões étnicas, por meio da parceira com a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, comandada por Ana José Alves.

Ela destacou que é muito importante esse trabalho, principalmente com o tema que foi abordado. “Nesta sexta-feira (20), é Dia Nacional que celebra a morte de Zumbi, são 325 anos da morte do nosso líder negro Zumbi dos Palmares. Que estas questões que afetam a diversidade continuem, porque é muito importante que a sociedade tenha um melhor entendimento sobre o assunto”, disse ela.

Também participou do encontro promovido pela Academia de Bombeiros Militar, a Assistente Social e coordenadora da equipe técnica, Angela Vanessa Epifanio, que trabalhou questões relativas a história, legislação e preconceito.

Para o instrutor da disciplina, Tenente Antônio Oliveira Franco, Assistente Social do CBMMS, “Trabalhar na Segurança Pública temas de cunho social, como a diversidade étnico-sociocultural proporciona atendimento mais humanizado à sociedade, além de desenvolver conduta profissional e pessoal destituída de preconceito e discriminação racial”, destacou ele.

Publicado por: Assessoria de Comunicação