Semana Integrada de Turismo Universitário será realizada na próxima semana

De 9 a 11 de novembro, o curso de Turismo do Campus de Aquidauana (CPAQ) em parceria com a Escola de Administração e Negócios (ESAN) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizará a Semana Integrada de Turismo Universitário (Situ). O evento também reúne o 4º Seminário Nacional de Turismo da UFS, Encontro de Docentes de Turismo e o Encontro de Estudantes de Turismo. As atividades serão transmitidas pelo Facebook e Google Meet.

As inscrições são gratuitas, abertas a toda a comunidade e devem ser realizadas até 10 de novembro neste link: https://www.even3.com.br/situ2020ufsufms/

Por meio de palestras, mesas-redondas, grupos de trabalhos e conferências voltadas para o tema Turismo em rede: sujeitos, teorias e novas práticas, a Semana busca integrar a comunidade acadêmica do curso de Turismo das instituições envolvidas na organização, bem como toda a comunidade acadêmica, trade turístico, gestores públicos, pesquisadores e interessados, com o intuito de discutir o fenômeno do turismo à luz da perspectiva das redes.

O professor Marcos Campos, membro da comissão organizadora, explica a necessidade de discutir o Turismo em rede diante do cenário atual. “Este tema advém de uma necessidade de nós, não só enquanto academia, mas saindo da academia, vir trazendo outros sujeitos para discussão, para que possamos compreender e analisar como está se dando o turismo atualmente, em especial nos últimos anos, principalmente por conta do Covid-19”.

De acordo com o docente, a programação proporciona o entendimento dos diferentes sujeitos envolvidos no fenômeno social, econômico, espacial, cultural e ambiental que representa o Turismo. “Precisamos compreender quem são esses sujeitos e nós representamos, por meio de nossos convidados, a gestão privada, gestão pública, as atividades do terceiro setor, associações e o trade turístico que são aquelas empresas que tem um braço direto com o turismo como as Agências de viagens, Meios de hospedagens, etc”, disse.

A comissão organizadora da Semana Integrada de Turismo Universitário é composta pelos professores Daniella Pereira de Souza Silva (DTUR – UFS); Laura Almeida de Calasans Alves (DTUR – UFS); Luciana Correia Diettrich (ESAN – UFMS); Marcos Pereira Campos (CPAQ – UFMS); Priscila Varges da Silva (ESAN – UFMS) e pelo mestrando Diego Cafola (PPGCult – UFMS).

Programação

A abertura da Semana,  no dia 9, será transmitida pelo Facebook do evento (@situemrede), já os demais encontros serão realizados via Google Meet. A comissão organizadora disponibilizará os links aos participantes.

Segunda-feira (9/11): Horário de Brasília

9h30 – Cerimonial de Abertura.

10h – Mesa-redonda: O uso turístico em unidades de conservação: sujeitos, teorias e novas práticas.

O turismo no Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Convidado: Sandro Roberto da Silva Pereira – PARNA – Serra da Bodoquena/MS. Debatedoras: Prof. Dra. Laura Almeida (DTUR – UFS) e Prof. Dra. Priscila Varges da Silva (ESAN – UFMS).

14h30 – [SITU] em ação: Nordeste e Centro-Oeste em Foco.

15h00 – Espaço de Diálogos e Práticas (EDPs).

TURISMO EM REDE:  O caso Visit Pantanal (MS). Convidada: Lejânia Malheiros – Pres. Visit Pantanal (MS).

TURISMO EM REDE: O caso da Rede Batuc (BA) – Turismólogo Alberto Viana (Integrante do Grupo TBC/Rede UFJF e do NERA/UFBA). Debatedores: Prof. Dra. Daniella Pereira (DTUR – UFS) Prof. Dr. Marcos Pereira Campos (CPAQ – UFMS).

Terça-feira (10/11): Horário de Brasília

9h30 – Grupos de Trabalhos (GT’s)

GT 01: Turismo, Patrimônio Cultural e Identidades

GT 02: Planejamento, Gestão e Inovação de Destinos Turísticos

GT 03: Turismo e Meio Ambiente

GT 04: Microeconomia, Análise Regional e Políticas Públicas de Turismo

GT 05: Desenvolvimento, Turismo Criativo e Comunidades

15h00 – Turismo para profissionais – Daniel Turbox (Consultor em transformação Digital e Inovação para o Turismo/Palestrante) e Thiago Akira (Consultor em Marketing Turístico Digital/Professor Universitário).

Quarta-feira (11/11):

9h30 – Encontro de docentes de Turismo: Docentes de Turismo em Rede: contornos e possibilidades de desenho dos projetos pedagógicos nos tempos atuais. Organizadores: Prof. Dra. Luciana Correia Diettrich (ESAN – UFMS) e Prof. Dr. Erick Pusch Wilke (ESAN – UFMS).

ENGEPT: [Re]pensando a formação do/a Turismólogo/a na perspectiva discente (Horário de Brasília). Organizador: Turismólogo Diego Cafola.

14h30 – [SITU] em ação: Nordeste e Centro-Oeste em Foco.

15h00 – TURISMO EM REDE: Sujeitos, teorias e novas práticas (Conferência de Encerramento). Convidado: Prof. Dr. Felipe Borborema Cunha Lima e Mediador Prof. Dr. Guilherme Garcia Velasquez (ESAN – UFMS).

17h00 – Atividade Cultural: SERGIPANIDADES.

Para mais informações, basta acessar a página do evento no Facebook (@situemrede) e Instagram (@situemrede).

Texto: Juliana Ovelar (estagiária da Agecom no CPAQ)