
A Prefeitura de Aquidauana por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica e Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, esteve nesta terça-feira (15), realizando um mutirão de vacinação contra a gripe e atualização de demais vacinas dos militares do 9º Batalhão de Engenharia e Combate “Carlos Camisão”.
Na oportunidade, a equipe fez a atualização da caderneta de vacina dos militares e para quem não estava com a vacinação em dia, foram aplicadas, as vacinas contra febre amarela, tríplice viral, covid, influenza, DT e hepatite B. Também foram feitos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.
O objetivo da ação de vacinação é proteger a população antes do aumento da circulação do vírus Influenza, que costuma ocorrer no outono e no inverno na maior parte do país.
No próximo dia 17 de abril, a vacinação será realizada no Hospital Cassems para os trabalhadores da saúde daquela unidade hospitalar.
Toda a população do grupo prioritário que ainda não tomou a vacina da gripe deve procurar a ESF mais perto de sua casa, com sua carteira de vacina e cartão SUS para tomar a vacina e ficar protegido. A vacina da gripe não deixa a pessoa gripada e é extremamente segura.
Quem pode tomar a vacina contra a gripe?
Os grupos prioritários para a vacinação contra a gripe pelo SUS são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; Trabalhadores da Saúde e professores; gestantes e puérperas; Povos indígenas; Idosos a partir dos 60 anos; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança, de salvamento e forças armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros, profissionais do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso) e portuários; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Vale lembrar que, pessoas que não fazem parte do grupo prioritário podem se vacinar pela rede privada. O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
Fonte: AGECOM
Crédito das Fotos: Gabriela Bernardes
Crédito: Imprensa Prefeitura de Aquidauana – MS.