
Na noite desta terça-feira, 15, foi realizada a aula inaugural do Projeto Patrulha Mirim, para o ano de 2025. A noite foi marcada por entusiasmo, expectativa e emoção por parte dos alunos e familiares presentes.
Com uniformes impecáveis e postura atenta, os jovens deram início a uma jornada que promete contribuir não apenas para seu crescimento individual, mas também para o bem da comunidade em que vivem.
A Patrulha Mirim visa oferecer formação cívica, ética e social a crianças e adolescentes, promovendo valores como disciplina, respeito, responsabilidade e cidadania. Outra premissa é o estímulo à frequência e permanência na escola, bem como seu rendimento escolar.
O evento ocorreu no CPA3 e contou com a presença do vice-prefeito Dr. Murilo Acosta, do Secretário de Assistência Social – Clériton Alvarenga, do comandante do 7º BPM – Ten. Cel. Willian Silva do Nascimento e da diretora do IFMS – Campus Aquidauana – Profª. Andréa Marques Rosa.
O vice-prefeito Dr. Murilo Acosta destacou a importância do projeto na construção de um futuro melhor para os alunos. “Este é um projeto que vai além do ensino. Ele transforma vidas, orienta caminhos e prepara esses jovens para serem cidadãos conscientes. A gestão municipal tem orgulho de apoiar essa iniciativa”, afirmou o vice-prefeito Dr. Murilo.
O secretário de Assistência Social – Clériton Alvarenga reforçou o papel do poder público na promoção de ações que aproximem a juventude de boas referências.
“A Patrulha Mirim é uma oportunidade de crescimento pessoal e coletivo. Vamos seguir investindo em programas que impactam diretamente no presente e no futuro da nossa juventude”, declarou o secretário Clériton.
O comandante do 7º BPM – Ten. Cel. Willian Silva do Nascimento, frisou a relevância da parceria entre PM e município para a execução do projeto e desejou boas-vindas aos alunos.
“A presença da Polícia Militar é para somar na formação desses jovens. A disciplina que ensinamos aqui é uma ferramenta de inclusão. Nosso objetivo é orientar e inspirar. Vamos continuar com essa parceria entre Prefeitura e Polícia Militar. Sejam bem-vindos e aproveitem essa oportunidade”, explicou o comandante.
“Mais do que atividades disciplinares, nosso foco está na formação integral, no incentivo ao protagonismo juvenil e no fortalecimento dos vínculos com a comunidade. Agradeço a Prefeitura de Aquidauana e a Secretaria de Assistência Social pelo apoio e parceria”, destacou a coordenadora Márcia Tozani.
Responsáveis pela condução direta das atividades, os policiais militares instrutores do projeto, Cabo Gilmar e Cabo Paula, apresentaram a metodologia de trabalho que será adotada ao longo do ano.
O Projeto Patrulha Mirim em Aquidauana, teve início com a sua primeira turma de alunos no ano de 2017, através da parceria do 7° Batalhão de Polícia Militar com a Prefeitura Municipal de Aquidauana e hoje conta com 52 patrulheiros.
Crédito: Imprensa Prefeitura de Aquidauana – MS.










