
O turismo brasileiro segue crescendo em ritmo acelerado. O setor registrou alta de 7,3% em fevereiro de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este foi o nono resultado positivo consecutivo do mês, impulsionado principalmente pelo aumento na receita de empresas dos segmentos de transporte aéreo de passageiros, agências de viagens e locação de automóveis.
Dez dos 17 locais pesquisados acompanharam este movimento de expansão verificado na atividade turística nacional. A contribuição positiva mais relevante ficou com o Rio de Janeiro (3,1%), seguido por Paraná (6,5%), Minas Gerais (1,7%) e Espírito Santo (5,8%). Em sentido oposto, São Paulo (-0,9%), Bahia (-3,2%) e Goiás (-5,2%) apontaram as principais perdas do turismo.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os resultados refletem o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento do setor. “Estamos ampliando os investimentos em infraestrutura turística, melhorando a conectividade aérea e promovendo uma experiência cada vez mais qualificada para os viajantes. Os números mostram que estamos no caminho certo e a tendência é de continuidade de crescimento”, destacou.
Bimestre – No acumulado do primeiro bimestre de 2025, o turismo cresceu 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado. A alta foi puxada, sobretudo, pelas empresas de transporte aéreo de passageiros, restaurantes e serviços de reservas relacionados à hospedagem.
Pesquisa – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo IBGE, oferece um panorama detalhado da atividade turística no Brasil e do setor de serviços como um todo. As informações levantadas são fundamentais para a formulação de políticas públicas que contribuam para o impulsionamento do turismo no país.