
No encontro, a associação solicitou da Prefeitura de Aquidauana apoio na realização de políticas públicas que atendam as demandas de interesse da comunidade indígena, tanto na área urbana e rural.
Entre essas solicitações estão ações na área da saúde, educação agricultura familiar, meio ambiente, social, desenvolvimento de projetos de plantas medicinais com cultivo e uso das mesmas para fins terapêuticos e, também, um projeto piloto de cultivo da guavira.
Também foi solicitado apoio da prefeitura no resgate dos costumes e tradições indígenas entre elas, o ensino da língua materna.
Outra situação que foi encaminhada à prefeitura, o pedido de um local para que a associação possa desenvolver seus projetos. Atualmente, a associação tem uma sede provisória na rua Ari Pereira, vila Trindade.
“Vamos encaminhar as demandas para os nossos secretários e daremos uma devolutiva para a associação, organizando um cronograma de como poderemos ajudar e atender o que estiver ao nosso alcance”, disse o prefeito Mauro do Atlântico.
A Associação Indígena Txané foi fundada em 1987, tem se dedicado ao fortalecimento e a inclusão das comunidades indígenas em contexto urbano.
As atividades da associação abrangem ações como: orientação jurídica, apoio social, capacitação e empreendedorismo, empreendedorismo sociocultural, etnodesenvolvimento e sustentabilidade, atividades culturais e esportivas e de habitação.
Crédito: Imprensa Prefeitura de Aquidauana – MS.