
O Senado Federal elegeu, neste sábado (1º), a nova composição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2027. Davi Alcolumbre (União-AP) retornou como presidente do Congresso Nacional, com o apoio de 73 dos 81 senadores.
A votação dos 11 cargos da Mesa Diretora foi por aclamação, diferente da eleição do presidente do Senado por voto secreto. São sete titulares e quatro suplentes.
PSD, PL e PT conquistaram os melhores cargos depois do União Brasil. Os senadores Eduardo Gomes (PL-TO) e Humberto Costa (PT-PE) ficaram com a 1ª e a 2ª vice-presidências, respectivamente. Já a primeira secretaria ficará com Daniela Ribeiro (PSD-PB).
Os senadores Confúcio Moura (MDB-RO), Ana Paula Lobato (PDT-MA) e Laércio Oliveira (PP-SE), ficaram com a segunda, terceira e quarta secretaria, respectivamente.
A senadora por Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (PODE-MS), ficou como suplente da quarta secretaria. Chico Rodrigues (PSB-RR), Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e Styvenson Valentim (PSDB-RN) foram eleitos, respectivamente, como suplentes da primeira, segunda e terceira secretarias.
Thronicke chegou a registrar a candidatura para a presidência do Senado e era a única mulher na disputa. Contudo, desistiu do pleito momentos antes da votação começar.