Na tarde de ontem (06/01), policiais ambientais de Campo Grande, em patrulhamento terrestre no município de Terenos, flagraram um homem e uma mulher praticando pesca predatória na região conhecida como Pesqueiro Nuara, às margens do Rio Aquidauana, localizada a aproximadamente 55 km do centro de Terenos.
A ação resultou na caracterização de crime ambiental e infração administrativa, com a aplicação de multas que totalizaram R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais) aos infratores. Os materiais utilizados na prática ilegal foram apreendidos e encaminhados, juntamente com os autos de infração, à Delegacia de Polícia Civil de Terenos, para as providências legais cabíveis.
Este é mais um flagrante realizado pela Polícia Militar Ambiental (PMA) às margens do Rio Aquidauana, uma área que continua apresentando altos índices de apreensão de materiais de pesca abandonados e de flagrantes de pesca irregular.
Resultados da Operação Piracema na Bacia do Paraguai
Desde o início da Operação Piracema, somente na Bacia do Paraguai, já foram aplicadas multas no valor total de R$ 76.519,00, com a emissão de 26 autos de infração. Além disso, foram apreendidos 278,78 kg de pescado e mais de 110 equipamentos de pesca, como molinetes, carretilhas e caniços simples.
Grande parte desses materiais apreendidos são encontrados em ranchos, tablados e margens de rios, especialmente em áreas urbanas, reforçando a necessidade da fiscalização contínua.
A Polícia Militar Ambiental segue intensificando os esforços para coibir práticas ilegais de pesca, contribuindo para a preservação da biodiversidade e dos recursos hídricos do estado de Mato Grosso do Sul.
Assessoria de Comunicação do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental
Contato: 67 99171-0487