O Cadastro Único é a porta de entrada para benefícios sociais, como: Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
A atualização é essencial para garantir a continuidade de benefícios sociais, como o Bolsa Família, além de identificar novas demandas da população. A reunião teve o objetivo de orientar sobre os critérios e regras do bolsa família e fazer a atualização do CadÚnico, que é obrigatória para famílias, principalmente, por conta de famílias há mais de 2 anos não atualizarem os dados, como, por exemplo, endereço, telefone, composição familiar ou renda.
A secretária de Assistência Social, Rose Bossay reforça que a atualização garante o acesso contínuo aos benefícios. “Essa reunião de atualização é muito importante. Precisamos manter as informações atualizadas no sistema, pois esse cadastro é a base para a concessão de benefícios. Além disso, famílias com cadastros desatualizados correm o risco de perder benefícios ou serem excluídas dos programas”, disse a secretária.
A coordenadora da AGRAER em Aquidauana – Simone Rodrigues, durante a reunião explicou sobre os programas PRONAF, PAA, PNAE e sobre as documentações Cadastro da Agricultura Família, que servem para as políticas públicas.
Já a psicóloga do CRAS volante – Ieda Magalhães, realizou uma palestra sobre o dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra.