Presídios de Mato Grosso do Sul são alvo de busca em operação contra uso de celular

Na manhã desta quinta-feira (21), policiais penais de Mato Grosso do Sul realizaram buscas nas celas do Estabelecimento Penal de Segurança Máxima Jair Ferreira de Carvalho, em Campo Grande, com o objetivo de apreender celulares. A ação é parte da 6ª fase da Operação Mute, que visa retirar e coibir o uso de aparelhos eletrônicos por internos do sistema prisional.

A operação envolveu 66 policiais penais, que são responsáveis pela contenção, segurança e realização de inspeções nas unidades prisionais. Durante a fiscalização, as equipes realizaram revistas em pavilhões e celas em busca de celulares e outros itens proibidos. No entanto, até o momento, não foram divulgados os números exatos de celulares e drogas apreendidos.

A operação foi conduzida sob a supervisão da Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (Gisp) e da Diretoria de Operações da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). As ações fazem parte de um esforço coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que abrange todos os estados brasileiros.

A Operação Mute tem o objetivo de coibir o uso de aparelhos eletrônicos no sistema prisional, que muitas vezes são utilizados para atividades ilícitas, e esta fase visa intensificar o controle dentro das unidades de segurança máxima em Mato Grosso do Sul.