2º Encontro Estadual de Economia Criativa reúne profissionais para fomentar inovação em Mato Grosso do Sul

Na terça-feira (19), o Teatro Aracy Balabanian, localizado no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande, sediou o 2º Encontro Estadual de Economia Criativa – MS+CRIATIVO. O evento, organizado pela Superintendência Estadual de Economia Criativa e Políticas Integradas, da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), reuniu profissionais e gestores de diversos setores, como turismo, cultura, esporte, gastronomia, moda e tecnologia, para discutir ideias e estratégias para fomentar a economia criativa em Mato Grosso do Sul.

Marcelo Miranda, titular da Setesc, destacou a importância da economia criativa como ferramenta para universalizar o acesso à renda e à produção. “Estabelecemos um Plano Estadual de Economia Criativa e agora este grande desafio, que é fazer entregas para a população. O governador Eduardo Riedel tem uma expectativa muito grande na Superintendência, e precisamos gerar renda para a população”, afirmou o secretário. A superintendente de Economia Criativa, Luciana Azambuja, também ressaltou a relevância do encontro: “É mais uma oportunidade para discutir como fazer mais e como fazer melhor, implementando as mais de 500 ações do nosso Plano Estadual de Economia Criativa”.

A reitora da UFMS, Camila Ítavo, reforçou o compromisso da universidade com o setor criativo. “Estamos prontos para qualificar e apoiar os empreendedores por meio de iniciativas como o Mercado Escola e o autocine. Sem ciência, não conseguimos avançar. Nosso papel é ajudar a transformar talento em oportunidades”, afirmou. Outros participantes, como Rafael Fernandes Jara, secretário de Cultura de Maracaju, e Gonzaga Fernandes de Oliveira, de Rio Verde de Mato Grosso, também destacaram o impacto positivo da economia criativa no desenvolvimento local e regional, enfatizando a importância das parcerias e da capacitação para os empreendedores.

Isabela Montelo, gerente de Competitividade e Inovação do Sebrae MS, destacou o papel da economia criativa na geração de novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo. “A partir da criatividade, conseguimos fazer conexões entre setores, gerando novas oportunidades de trabalho e renda. O Sebrae foi um grande parceiro da Setesc, e eventos como esse mantêm viva a discussão sobre o Plano Estadual de Economia Criativa e a importância de fomentar a criatividade no nosso Estado”, concluiu.