Abertura de empresas é facilitada em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul está entre as unidades da Federação que mais facilitam a abertura de empresas, conforme relatório do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte referente ao terceiro trimestre de 2024.

No ranking de dispensa de alvarás e licenças do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, Mato Grosso do Sul aparece em 7º lugar, logo abaixo do Espírito Santo, com 612 atividades liberadas de providenciar essa documentação para constituição da empresa.

Alvaro Rezende / Governo do MS

Secretario Jaime Verruck   - Suzano

Secretario Jaime Verruck

“Esse conjunto de fatores permite que o Mato Grosso do Sul se destaque nacionalmente na questão da liberdade econômica, proporcionando um ambiente favorável no mercado de trabalho, nos investimentos privados e nas políticas públicas em relação ao desenvolvimento”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck.

Em outro estudo divulgado em setembro, o relatório analítico do Índice Mackenzie, Mato Grosso do Sul figurou em terceiro lugar no ranking nacional de liberdade econômica. Apenas São Paulo (6,02) e Espírito Santo (5,72) tiveram desempenhos melhores que o de Mato Grosso do Sul, que obteve 5,40 no Índice Mackenzie.

O Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual avalia os gastos do governo, a tributação e a regulação e liberdade nos mercados de trabalho. Os dados são obtidos de fontes oficiais como IBGE, Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério do Trabalho e Receita Federal.

O Ranking Nacional do Ministério do Empreendedorismo considera a quantidade de atividades econômicas que são liberadas da emissão de licenças e alvarás do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e organismo ambiental, que no caso de Mato Grosso do Sul, é emitida pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) ou pelos órgãos ambientais municipais quando o licenciamento é descentralizado.