Patrulha Mirim promove palestra para mães com testemunho de mulheres que venceram o câncer.

Impactante! Esta é a palavra que define a ação da noite de ontem (30), do Outubro Rosa do Projeto Patrulha Mirim, onde duas mulheres, ex-pacientes oncológicas deram testemunho de terem vencido o câncer de cólo de útero.

Iniciando as falas, Paula Trindade – cabo da Polícia Militar, alertou as mães dos alunos do Projeto: “eu não sentia dor alguma, isso porque em alguns casos não há apresentações de sintomas”.

Ao longo de seu depoimento, a cabo Paula afirmou que mantem em dia os exames preventivos e, inclusive, foi em um deles que o médico viu a lesão no útero, sendo retirado o cólo de útero, pois a ferida era um câncer maligno e in situ (in situ quando as células anormais estão contidas em uma determinada região do órgão).

Paula afirmou que não precisou passar por quimioterapia, nem radioterapia, nem tomou remédio, porém faz acompanhamento de 6 em 6 meses.

Em seguida, ao começar seu relato sob fortes emoções, Aline Alegre, proprietária do Empório do Bem-Estar, mostrou uma outra situação diferente da de Paula. “Eu sentia dores que não conseguia nem mais andar de moto direito, mas eu não imaginava o que era e fui deixando, quando procurei o médico, estava com nódulo no colo do útero de 9,5 cm e grau 04. Por meio da biópsia, descobrimos que estava em metástase para outros dois órgãos”.

A empresária Aline, a todo momento, reforçava a importância de manter a fé e ter que ser firme perto da filha, pois em 2018, durante nove meses passou por 07 quimioterapias, 33 radioterapias e 04 braquiterapias, além de fazer uso de remédios naturais assiduamente.

“Eu mudei totalmente meus hábitos alimentares, dormia cedo, comecei a praticar atividades físicas, tomava muita água, água de coco e, somando ao tratamento, venci o câncer, sem passar por procedimento cirúrgico. Lembro do sorriso do médico quando ele olhou meu exame e disse que não havia mais imagem oncológica. Foi Deus!”, contou a empresária Aline.

Rose Bossay – secretária de Assistência Social acompanhou os testemunhos e reforçou às mamães dos projetos sociais: “não deixe para amanhã, procure sua ESF e faça os exames preventivos”.

A equipe da Patrulha Mirim agradeceu também a presença e parceria das empreendedoras Mary Kay Ângela Moura, Angélica Moura e Luzia Marques, que voluntariamente estiveram maquiando as mamães presentes.

Fonte: AGECOM
Crédito das Fotos: Gabriela Bernardes

Crédito: Imprensa Prefeitura de Aquidauana – MS.