Em virtude das circunstâncias, a PMA acionou o Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (GRETAP) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A ação conjunta foi necessária para que a captura fosse realizada de maneira segura e eficiente, utilizando sedativos para conter o lobo-guará sem causar estresse ou ferimentos ao animal.
Após a captura, o lobo-guará foi avaliado por uma médica veterinária da equipe do GRETAP, que constatou que o animal estava em boas condições de saúde. Com a constatação de que o lobo estava apto para ser reintegrado à natureza, a PMA, com apoio dos órgãos envolvidos, realizou a soltura em seu habitat natural, assegurando o bem-estar do animal.
A PMA reforça a importância de ações conjuntas entre as autoridades ambientais e a população para a preservação da fauna local. O lobo-guará é um dos símbolos da biodiversidade brasileira e seu retorno seguro ao meio ambiente é um importante passo para a conservação da espécie.